Link Facebook
Link Twitter

Atualizado em 19/11/14 09:23.

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas em nível de mestrado , modalidade acadêmico, está aberto aos graduados em Farmácia ou em áreas afins desde que aprovados em processo seletivo. O mesmo foi aprovado pelo CTC/CAPES em 23-24/05/2005 com conceito 3, sendo regulamentado pela Resolução CONSUNI NO 12/2005 de 24/06/2005 e pela Resolução CEPEC NO 735 de 05/07/2005 (UFG). Suas atividades iniciaram-se em setembro de 2005. O Programa confere o grau de mestre em Ciências Farmacêuticas ao aluno que cumprir 16 créditos em disciplinas, 2 créditos em atividades complementares e submeter sua dissertação à banca de qualificação e aprovação em sessão de defesa. As exigências devem ser cumpridas em no máximo 24 meses.

Objetivos:
- Histórico:
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPG-CF) da Universidade Federal de Goiás (UFG) tem como objetivos gerais promover a capacitação de docentes, a formação de pesquisadores, o aprimoramento técnico-científico de profissionais que atuam em farmácias, indústrias farmacêuticas, órgãos governamentais e estabelecimentos privados que exerçam atividades inerentes às ciências farmacêuticas; assessorar órgãos governamentais e instituições da iniciativa privada na busca de soluções para problemas pertinentes a área de farmácia; propiciar a produção de novos conhecimentos na área de Farmácia; detectar problemas relativos às ciências farmacêuticas e elaborar propostas inovadoras de pesquisa que contribuam para a sua resolução; produzir, divulgar, em publicações especializadas, conhecimentos gerados a partir de investigação científica.

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, nível mestrado, iniciou suas atividades em agosto de 2005 com 8 docentes e 13 alunos matriculados.  Desde então, tem mostrado evidente  evolução em relação ao número de docentes, discentes e produção intelectual qualificada. Até 2008, a demanda nos processos seletivos era predominante de profissionais já atuantes no mercado, graduados há vários anos, que buscavam o mestrado em Ciências Farmacêuticas, o qual era inexistente à época de sua conclusão do curso de graduação. A participação destes mestrandos no programa teve como característica um componente de maturidade e objetividade que trouxe importantes contribuições ao programa. Além disto, cabe aqui destacar que muitos já atuavam como docentes de cursos de graduação em Farmácia da região. A partir de 2008, observou-se que a demanda passou a ser majoritariamente de recém egressos do curso de graduação e que passaram a imprimir  outra característica à rotina do programa, resultante da experiências destes alunos na iniciação científica e de seu envolvimento anterior nos laboratórios de pesquisa. A partir destas constatações, observou-se a tendência da redução da faixa etária mediana dos discentes do programa, além do aumento do ritmo da obtenção de resultados e geração de produtos. Esta mudança também impactou positivamente a produção intelectual. O Programa entende que o incremento da produção científica, tanto do ponto de vista numérico, quanto do ponto de vista do impacto da produção é uma meta a ser alcançada no processo de sua consolidação.

Área de concentração: Fármacos e Medicamentos

Linhas de Pesquisa do Programa:
- Desenvolvimento farmacotécnico, analítico e avaliação biofarmacêutica de fármacos e medicamentos.
- Planejamento, síntese e avaliação biológica de produtos naturais e moléculas bioativas.