Disciplinas

1.1 - Ferramentas de Biologia Molecular Aplicadas a Ciências Farmacêuticas:
Ementa: O curso teórico apresentará uma visão geral dos fundamentos da Biologia Molecular. Na primeira parte, serão abordados tópicos sobre a estrutura, replicação, transcrição e tradução do DNA, mutação e reparo do DNA, síntese protéica e controle da expressão gênica. Numa segunda parte, serão abordados os tópicos: tecnologia do DNA recombinante, estudos de expressão de proteína, noções de bioinformática, genômica e proteômica.

1.2 - Biotecnologia Farmacêutica:
Ementa: Conhecer os fundamentos básicos da biotecnologia moderna de microrganismos para pesquisa de novos fármacos e insumos farmacêuticos. Conhecer os processos de produção, isolamento, purificação e utilização industrial das enzimas de origem animal, vegetal e microbiana. Estudar os principais métodos fermentativos para a produção de fármacos e compostos biologicamente ativos de interesse farmacêutico.

1.3 - Estereoquímica de Fármacos:
Ementa: O curso aborda sob a ótica da química Medicinal os cenceitos e definições que caracterizam a representação tridimencional de substâncias orgânicas bioativas, apontando como fatores estereoquímicos e conformacionais são cruciais para a completa compreensão do reconhecimento molecular de um fármaco pelo bioreceptor-alvo, além das implicações associadas a eficácia e segurança terapêutica destes protótipos.

1.4 - Estratégias de Otimização das Atividades de Candidatos a Protótipos de Fármacos:
Ementa: Objetiva o estudo das estratégias contemporâneas envolvidas na otimização da atividade farmacológica de novos candidatos a protótipos de fármacos, tanto de origem natural, quanto de origem sintética.

1.5 - Extratos Secos de Origem Vegetal: Obtenção, Caracterização e Aplicações em Tecnologia Fitofarmacêutica:
Ementa:
1. Introdução: Fitoterápicos, cadeia produtiva, aspectos econômicos;
2. Projeto de secagem: Metodologia para gerenciar projetos de pesquisa e desenvolvimento
com foco em produtos fitoterápicos;
3. Obtenção e caracterização do material vegetal;
4. Métodos de estabilização, secagem e processamento do material vegetal;
5. Extratos fluidos: Métodos extrativos e controle dos processos de extração;
6. Obtenção, caracterização e padronização dos extratos secos;
7. Aplicações dos extratos secos em Tecnologia Fitofarmacêutica.

1.6 - Farmacocinética Aplicada:
Ementa: Estudo da disposição cinética de fármacos e medicamentos, enfocando os aspectos de absorção, distribuição, biotransformação e excreção; estudo de modelos cinéticos e sua aplicação a produtos farmacêuticos. Situações especiais e farmacocinética (idade, doenças, gênero, interações medicamentosas).

1.7 - Farmacologia Cardiovascular:
Ementa: O conteúdo da disciplina abordará:
Fisiologia do acoplamento excitação-contração do músculo liso vascular; métodos de estudo de vasos isolados; mecanismo farmacológico de ação de drogas vasoativas; importância do endotélio no controle do tônus vascular; Mecanismos celulares de ação dos fatores derivados do endotélio (enfoque principal: óxido nítrico); e ainda disfunção endotelial gerada por processos patológicos (hipertensão e diabetes).

1.8 - Metodologia da Pesquisa Cientifica:
Ementa: Conhecer as diretrizes básicas para o desenvolvimento de atividades de pesquisa com caráter científico, com uma abordagem que discutirá as técnicas, normas e regras (métodos da ciência) que determinam a qualidade das pesquisas e sua relevância para a produção do conhecimento, conduzindo ao questionamento crítico que desperte para a reflexão dos temas propostos.

1.9 - Métodos Cromatográficos Aplicados à Pesquisa e Desenvolvimento de Fármacos:
Ementa: Princípios básicos de Cromatografia, cromatografia Gasosa, cromatografia Líquida de Alta Eficiência. e validação de Métodos Cromatográficos.

1.10 - Métodos Eletroquímicos Aplicados:
Ementa: História da Eletroquímica, Definições e Classificações; Conceitos Básicos; Instrumentação básica; Aplicações Gerais da Eletroquímica e Eletroanalítica; Fundamentos Teóricos: Princípios Básicos em Eletroquímica, Equações Fundamentais, Técnicas Voltamétricas, Potenciometria, Outras Técnicas Eletroquímicas: Condutometria, Impedantometria, Eletrogravimetria e Condutometria, Eletrodos Modificados.

1.11 - Métodos Espectrofotométricos Aplicados à Pesquisa e Desenvolvimento de Fármacos:
Ementa: 1. Espectrofotometria no ultravioleta e visível. 2. Espectrofotometria no Infravermelho. 3. Ressonância Nuclear Magnética de Prótons e Carbono 13 unidimensional e bidimensional. 4. Espectrometria de Massa.

1.12 - Modelagem Molecular Aplicada ao Planejamento de Fármacos:
Ementa: Objetiva o conhecimento das principais estratégias do planejamento de fármacos auxiliado por computador (CADD, Computer-Aided Drug Design) e a aplicação de metodologias computacionais, que possibilitam o melhor direcionamento no processo de desenvolvimento de novos fármacos. Aborda os estudos para o aprimoramento de propriedades de moléculas já existentes (protótipos), considerando a provável interação com a biomacromolécula alvo (receptor, enzima ou DNA).
Referências:
1- Leach, A.R. Molecular Modelling: Principles and Applications. 2 ed. England: Pearson Education, 2001. 744 p.
2- Young, D.C. Computational Drug Design – A guide for computational and medicinal chemists. 1 ed. John Wiley & Sons, Inc, New Jersey, 2009. 299p.
3- Cohen, N.C. Guidebook on Molecular Modeling in Drug Design. London: Academic Press, 1996. 360 p.

1.13 - Novas Formas Farmacêuticas e Nanosistemas de Liberação de Fármacos:
Ementa: A disciplina de Novas Formas Farmacêuticas pretende transferir ao pós-graduando informações referentes aos novos sistemas de veiculação de fármacos, incluindo transportadores coloidais, lipossomas, micro/nanocápsulas, sua tecnologia e aplicações.

1.14 - Novas Técnicas de Granulação na Indústria Farmacêutica:
Ementa: Importância mercadológica e técnica das formas farmacêuticas sólidas no âmbito da indústria farmacêutica; Mecanismos de aglomeração de pós; Métodos convencionais de granulação; Granulação por resfriamento de material fundido (hot melt granulation); Técnicas de fluidização aplicadas a granulação; Granulação por high shear; peletização; Métodos de caracterização de granulados.

1.15 - Oncologia Experimental:
Ementa: Os cultivos de células têm sido usados cada vez com maior freqüência em laboratórios, em subtituição ao emprego de animais de experimentação, por diversos motivos. Essa tendência se nota tanto entre os pesquisadores ligados às universidades e aos institutos de pesquisa, como nos que trabalham em laboratórios das empresas de produtos farmacêuticos, produtos alimentares, cosméticos, entre outros.
O curso oferece informações técnicas e práticas sobre cultura de células, incluindo a descrição e discussão de protocolos de obtenção de vários tipos celulares. Descrever os princípios básicos da cultura celular (normas, técnicas, preparo e padronizações), as características da cultura de células permanentes e primárias, a contaminação por micoplasma e a aplicação da cultura como estratégia de estudo (análise da proliferação, fagocitose, metabolismo, diagnóstico virológico, transfecção, fusão nuclear, morte celular, uso de marcadores fluorescentes e citometria de fluxo).

1.16 - Polímeros: Obtenção, Caracterização e Aplicações em Tecnologia Farmacêutica:
Ementa: Conhecer a base conceitual e as propriedades gerais dos polímeros. Estudar os polímeros sintéticos e naturais, realizando a sua caracterização. Conhecer as aplicações dos polímeros em tecnologia farmacêutica.

1.17 - Química de Produtos Naturais:
Ementa: Biossíntese de metabólitos secundários: Função da fotossíntese, Terpenos, Derivados do ácido chiquímico (taninos, flavonóides, cumarinas, lignanas), Derivados da via poliacética (antraquinonas e derivados) e Compostos nitrogenados (alcalóides). Métodos gerais de extração, isolamento e elucidação estrutural.

1.18 – Seminários em Ciências Farmacêuticas:
Ementa: Assuntos relacionados às ciências farmacêuticas, pertinentes as linhas de pesquisa de produtos naturais e sintéticos bioativos, tecnologia e controle de qualidade. Deverão envolver temas sobre química de compostos bioativos, metabolismo secundário vegetal, farmacobotânica, farmacologia, toxicologia, farmacocinética, farmacotécnica, desenvolvimento e tecnologia farmacêutica, controle de qualidade de medicamentos, métodos analíticos e química instrumental, novas tecnologias e novos fármacos, dentre outros.

1.19 - Seminários em Ciências Farmacêuticas II:
Ementa: Assuntos relacionados às ciências farmacêuticas, pertinentes as linhas de pesquisa de produtos naturais e sintéticos bioativos, tecnologia e controle de qualidade. Deverão envolver temas sobre química de compostos bioativos, metabolismo secundário vegetal, farmacobotânica, farmacologia, toxicologia, farmacocinética, farmacotécnica, desenvolvimento e tecnologia farmacêutica, controle de qualidade de medicamentos, métodos analíticos e química instrumental, novas tecnologias e novos fármacos. Apresentação de seminários dsos alunos com temas relacionados aos seus trabalhos.


1.20 - Síntese Biorgânica de Fármacos:
Ementa: Objetiva o estudo da utilização de microrganismos (bactérias e fungos filamentosos) na síntese régio e estereoseletiva de antibióticos, esteróides e alcalóides. Discute a aplicação de biocatalisadores na síntese de novos fármacos, de seus metabólitos e de substâncias inéditas com potencial atividade farmacológica.
Referências:
Practical Methods for Biocatalysis and Biotransformations
John Whittall, Peter Sutton Hardcover 432 pages February 2010.
-Industrial Biotransformations, 2nd, Completely Revised and Enlarged Edition Andreas Liese (Editor), Karsten Seelbach (Editor), Christian Wandrey (Editor)  Hardcover 570 pages May 2006
- Asha, S.; Vidyavathi, M. Cunninghamella - A microbial model for drug metabolism studies - A review. Biotechnology Advances, v.27, p.16-29, 2009.

1.21 - Síntese Orgânica Medicinal:
Ementa: Possibilitar a discussão dos aspectos teóricos e práticos fundamentais e necessários para a compreensão das bases da Química Orgânica, i.e. mecanismo de reações, estereoquímica, teoria dos orbitais moleculares, análise retrositética, rearranjos, aplicadas a processos bioquímicos, síntese orgânica e bioorgânica de fármacos.

1.22 - Tópicos Especiais em Farmacologia:
Ementa: Envolve a farmacocinética/farmacodinâmica de grupos especiais de medicamentos para o tratamento de doenças como a asma, hipertensão arterial, diabetes, depressão, obesidade, dentre outras. Grupos especiais de pacientes (crianças, idosos e gestantes). Aspectos da farmacologia clínica (reações adversas, uso racional de medicamentos, interações entre drogas e alimentos).

1.23 - Tópicos Especiais em Fotoquímica:
Ementa: Principais classes de metabólitos, métodos gerais de extração, purificação, isolamento e noções de elucidação estrutural de moléculas presentes nos produtos naturais de origem vegetal. Atividade biológica.