PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR VISITANTE 2021

Processo Seletivo Simplificado para Contratação de Professor Visitante

Em 05/10/21 14:58.

A contratação de Professor(a) Visitante tem por objetivo preencher vagas, em caráter temporário, que possam:
1. Atuar nas Unidades Acadêmicas e Órgãos, no fortalecimento, aperfeiçoamento qualitativo, desenvolvimento de parcerias e internacionalização dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado).
2. Participar de projetos estratégicos de desenvolvimento institucional, intercâmbio científico, tecnológico e inovação, em conformidade com a legislação em vigor e o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFG.
3. Contribuir para o aprimoramento de atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como para a execução de programas de capacitação docente, em consonância com o planejamento estratégico do PPG ao qual estará vinculado.

O plano deve estar alinhado as interfaces e atuações dos docentes do PPGCF.

https://ppgcf.farmacia.ufg.br/p/12151-corpo-docente

Tabela de pontuação de prova de título - 

 PROVA DE TÍTULOS. Área do Concurso: Ciências Farmacêuticas

 Para calcular a Nota de Título (NT) de cada candidato na Prova de Títulos, a Banca Examinadora, usando os resultados da aplicação da Tabela de Pontuações Máximas na Prova de Títulos (contidas nestas normas complementares), adotará o seguinte procedimento:

 I- atribuir nota 10 à maior pontuação obtida no item I - Atividades de Ensino e converter as demais pontuações proporcionalmente a esta nota;

II- atribuir nota 10 à maior pontuação obtida no item II - Produção Intelectual  e converter as demais pontuações proporcionalmente a esta nota;

III- atribuir nota 10 à maior pontuação obtida no item III - Atividades de Pesquisa e Extensão e converter as demais pontuações proporcionalmente a esta nota;

IV- atribuir nota 10 à maior pontuação obtida no item IV - Atividades de Qualificação e converter as demais pontuações proporcionalmente a esta nota;

V- atribuir nota 10 à maior pontuação obtida no item V - Atividades Administrativas e de Representação  e converter as demais pontuações proporcionalmente a esta nota;

VI- nos itens em que o candidato não tiver nada a ser pontuado será atribuída a nota zero;

 A pontuação final (com duas casas decimais) da prova de títulos será atribuída mediante aplicação de média ponderada da pontuação atribuída às Atividades, conforme os pesos descritos no Quadro 1 a seguir. 

 Quadro 1- Pesos atribuídos para as atividades do currículo

Atividades 

Peso

I - Atividades de Ensino 

[3]

II- Produção Intelectual 

[3]

III - Atividades de Pesquisa e Extensão 

[2]

IV - Atividades de Qualificação 

[1]

V - Atividades Administrativas e de Representação 

[1]

 

 

TABELA DE PONTUAÇÕES MÁXIMAS NA PROVA DE TÍTULOS 

I – ATIVIDADES DE ENSINO 

I – 1 ENSINO 

Pontos

Magistério no ensino médio ou  fundamental.

4 pontos por ano efetivamente lecionado ou  

proporcionalmente à fração de ano.

Disciplina ministrada no magistério  superior.

6 pontos por ano efetivamente lecionado ou  

proporcionalmente à fração de ano.

 

I – 2 ENSINO - ORIENTAÇÃO (*) 

A pontuação dos itens 4 a 12 será considerada por ano de orientação ou proporcional ao  período de orientação.

Pontos

Aluno orientado em tese de doutorado defendida e aprovada. (*) 

25

Aluno orientado em dissertação de mestrado defendida e aprovada. (*) 

18

Aluno orientado em monografias de especialização aprovada. 

5

Aluno orientado de residência médica. 

5

Aluno orientado em estágio supervisionado. 

3

Aluno orientado em trabalho de conclusão de curso. 

3

Aluno orientado em iniciação científica dentro de programa institucional. 

3

Aluno orientado em programas institucionais especiais (PET e outros). 

3

Aluno orientado, de licenciatura, dentro de programa institucional. 

3

10 

Aluno orientado, de extensão/cultura, dentro de programa institucional. 

3

11 

Aluno orientado, em monitoria, dentro de programa institucional. 

1

12 

Aluno orientado em Prática como Componente Curricular (PCC). 

1

 

(*) A atividade de coorientação será pontuada com a metade dos pontos estabelecidos neste item.

I – 3 OUTRAS ATIVIDADES ACADÊMICAS 

Pontos

Membro de banca de concurso para docentes efetivos. 

4

Membro de banca de defesa de tese de doutorado. 

4

Membro de banca de defesa de dissertação de mestrado. 

3

 

Membro de banca de qualificação de doutorado. 

4

Membro de banca de qualificação de mestrado. 

3

6

Membro de banca de defesa de monografia, trabalho de conclusão de curso e outros  tipos de bancas.

1

7

Cursos, palestras ou treinamento não curricular ministrados para docentes, funcionários  ou alunos.

1

Premiação ou láurea relacionada à área acadêmica. 

3

 II – PRODUÇÃO INTELECTUAL 

II – 1 PRODUÇÃO CIENTÍFICA 

Pontos

Artigo de opinião (limitado a 5 pontos). 

1

Publicação de resenha, prefácio ou verbete. 

1

Manual, catálogo ou boletim, com ficha catalográfica (organizador/redator). 

5

Artigos em periódico especializado com corpo editorial. 

22

Resumo ou resenha em periódico especializado com corpo editorial. 

5

Artigos de divulgação científica, tecnológica e artística. 

1

Apresentação oral de trabalho em evento científico. 

3

Apresentação de trabalho no formato painel em evento científico. 

1

Resumo publicado em anais de evento científico. 

2

10 

Trabalho completo publicado em anais de evento científico. 

5

11 

Trabalho premiado em evento científico nacional ou internacional. 

8

12 

Livro publicado em editora com corpo editorial. 

40

13 

Livro traduzido e publicado em editora com corpo editorial. 

22

14 

Capítulo de livro publicado em editora com corpo editorial. 

12

15 

Monografia de especialização aprovada. (*) 

7

16 

Dissertação de mestrado defendida e aprovada. (*) 

20

17 

Tese de doutorado defendida e aprovada. (*) 

40

(*) Estes itens serão pontuados independentemente do período estabelecido nas normas complementares.

 

II – 2 PRODUÇÃO ARTÍSTICA 

Pontos

Peças e musicais (promoção ou produção). 

0

Design gráfico de capas de livros, cartazes ou similares. 

0

Filmes, vídeos, discos ou audiovisuais de divulgação científica e informativos. 

0

Filmes, vídeos, discos ou audiovisuais artísticos produzidos. 

0

Participação em exposições e apresentações artísticas locais (individual/camerista). 

0

Participação em exposições e apresentações artísticas nacionais (individual/camerista). 

0

7

Participação em exposições e apresentações artísticas internacionais  (individual/camerista). 

0

Participação em exposições e apresentações artísticas locais (coletiva). 

0

Participação em exposições e apresentações artísticas nacionais (coletiva). 

0

10 

Participação em exposições e apresentações artísticas internacionais (coletiva). 

0

11 

Participação em peças de teatro, musicais ou cinema. 

0

12 

Peças e musicais (autoria). 

0

13 

Promoção ou produção artística premiada em evento local. 

0

14 

Promoção ou produção artística premiada em evento nacional. 

0

15 

Promoção ou produção artística premiada em evento internacional. 

0

 

II – 3 PRODUÇÃO TÉCNICA OU TECNOLÓGICA 

Pontos

1

Produção de software com divulgação em anais de eventos científicos ou em periódicos  com corpo editorial. 

15

2

Pareceres técnicos emitidos em consultorias oficializadas por convites, convênios,  contratos, ou portarias da administração e consultoria ad hoc. 

3

Produto ou processo de desenvolvimento ou geração de trabalho com patente. 

22

Produto ou processo de desenvolvimento ou geração de trabalho sem patente. 

3

Criação, produção ou edição de sítios para Internet. 

1

Editoria ou organização de livro, publicado em editora com corpo editorial. 

15

Editoria de periódico especializado com corpo editorial (por volume). 

15

Trabalho de editoria em comunicação (por ano). 

3

Organização, promoção ou produção de eventos científicos, artísticos, e esportivos. 

5

10 

Editoria ou organização de anais de eventos científicos, máximo de dois eventos por  ano.

5

11 

Portfólio. 

22

III – ATIVIDADES DE PESQUISA E EXTENSÃO 

III – 1 ATIVIDADES EM PROJETOS DE PESQUISA 

Pontos

Coordenador de projeto de pesquisa com financiamento. 

8

Coordenador de projeto de pesquisa sem financiamento. 

4

Participante de projeto de pesquisa com financiamento. 

4

Participante de projeto de pesquisa sem financiamento 

2

 

III – 2 ATIVIDADES DE EXTENSÃO 

Pontos

Participante de projeto de extensão/cultura. 

2

Curso de extensão ministrado com 40 ou mais horas. 

4

Curso de extensão ministrado com menos de 40 horas. 

2

4

Palestrante, conferencista ou participante em mesa redonda em evento científico,  cultural ou artístico. 

3

Outras atividades de extensão, cultura e esportes diferentes das anteriores. 

2

Coordenador de projeto de extensão e cultura. 

4

Coordenador de curso de especialização. 

5

 IV – ATIVIDADES DE QUALIFICAÇÃO

IV – 1 PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO 

Pontos p/  semestre

Estágio de pós-doutorado ou estágio sênior (máximo de 8 pontos). 

4

2

Candidato regularmente matriculado em programas de doutorado (máximo de 12  pontos). 

2

Candidato regularmente matriculado em programas de mestrado (máximo de 6 pontos). 

1

Curso de aperfeiçoamento realizado com carga horária superior a 40 horas 

3

Participação em congressos, seminários, encontros, jornadas etc. 

1



V – ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS E DE REPRESENTAÇÃO 

V – 1 ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS E DE  

REPRESENTAÇÃO 

Pontos

1

Atividades acadêmicas e administrativas designadas por portaria do Reitor, Pró-Reitor,  Diretor de Unidade Acadêmica ou cargos equivalentes com carga horária >= 150 horas. 

3*

2

Representante em entidade científica, artística e cultural com carga horária igual ou  superior a 150 horas. 

3*

3

Representante em comissão de órgão governamental com carga horária igual ou  superior a 150 horas. 

3*

(*) As atividades com esforço de carga horária inferior a 150 horas serão pontuadas proporcionalmente às horas  efetivamente realizadas com a correspondência de 03 pontos para 150 horas.

 

V – 2 ATIVIDADES DE DIREÇÃO EXERCIDAS NO  

MAGISTÉRIO 

Pontos p/  semestre

Reitor. 

7

Vice-Reitor ou Pró-Reitor. 

5

Chefe de Gabinete ou Procurador Geral. 

3

Assessor direto da Reitoria ou de Comunicação Social. 

3

Coordenador vinculado à Reitoria ou às Pró-Reitorias. 

3

Diretor de Unidade Acadêmica ou órgão equivalente. 

4

Vice-Diretor de Unidade Acadêmica ou órgão equivalente. 

3

Chefe de Departamento. 

2

Coordenador de Programa de Pós – Graduação stricto sensu. 

3

10 

Coordenador de Curso de Graduação, Fundamental e Médio. 

3

11 

Diretor do Hospital Veterinário. 

3

12 

Diretor Geral do Hospital das Clínicas. 

4

13 

Diretor de Órgão de Administração Acadêmica. 

3

14 

Diretor de Câmpus do Interior. 

4

15 

Presidente da CPPD ou da Comissão de Avaliação Institucional. 

3

16 

Vice-Coordenador de Programa de Pós-Graduação stricto sensu. 

1

17 

Vice-Coordenador de Curso de Graduação, Fundamental e Médio. 

1

 

Arquivos relacionados Tamanho Assinatura digital do arquivo
PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR VISITANTE 2021 114 Kb 9eab204ff7ef2f0d1e8b57b37fcc4e87
Edital 28. Condições Gerais - Professor 601 Kb 3b04def17829db572e2c550d4d05d974
Edital Específico para contratação de Professor 693 Kb 8a02a639beb5a2a80c71ccaad9f7d093
Tabela de pontuação de prova de título PPGCF. 249 Kb ddea3685212d2bb4fdf032f742b5eedb